Mais um dia

Efeméride. Palavra tão esquisita, difícil de ser soletrada, de ser usada, difícil até mesmo de ser lembrada. Sem saber pra que servia, gostava quando pediam para escrevê-la, porque se sentia gente, uma não-bicho. Gente que pensa saber o que se é.
Mas eu lhes explico o significado, porque fui procurar no dicionário, e vi lá que em grego é “de cada dia”. Então pra mim (porque todo mundo dá o nome que quer pra cada palavra, então também posso) ficou assim: alguma coisa que aconteceu e eu escolhi não esquecer.
Pensando eu aqui, já que não sou ela, pra quê mesmo uma palavra, nem lembrada, dizer de uma coisa que precisa ser marcada, registrada ? Vai ver que é assim mesmo, como quase tudo que se é, a contra-gosto, bem do oposto.
Continuando. Já não sei se quero falar dela, ou de mim, ou só mesmo da palavra, essa que eu comecei – efeméride; na verdade vou dizer mesmo é do nosso ponto comum de hoje, a paixão pela palavra, essa que dá nome às coisas e a gente dá o nome que quer pra ela. Não sei se estou sendo entendida, mas é uma brincadeira de acha-acha memórias. Caço palavras soltas ou escondidas, depois guardo-as no meu bolso e imediatamente elas se tornam memórias, e aí quando quero te dar um presente tiro uma do bolso, aliás elas não conseguem ficar no bolso por muito tempo, são borboletas loucas a voar por espaços inimagináveis. Será que alguma chegou aí agora ?
Muito grata sou, por Quem meu deu mais um dia, é que como sou curiosa, quero caçar mais palavras. E sei que elas não vão ficar comigo, assim como os dias, que um dia também não vão, só que como acho tanta graça nisso tudo, vou brincando de efemérides.
Gerusa Pedreira e Silva

2 comentários sobre “Mais um dia

Deixe um comentário

